quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Clube do livro: Morte Súbita ♥

"É outro romance sobre a moralidade e a mortalidade, como 'Harry Potter', mas contemporâneo" - J. K. Rowling 

Waffles vermelhos e amarelos que fiz para combinar com o livro, próximo post dou a receita, ficaram maravilhosos!

Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

     Finalmente acabei de ler o livro que mais esperei durante 2012, "Morte Súbita" de J. K. Rowling. Infelizmente, foi um tanto quanto decepcionante para mim, estava bastante curiosa quanto a troca de gênero e público da autora e confesso que se não fosse obra da "autora de Harry Potter", eu não teria lido até o fim (juro que não estava esperando um novo Harry Potter). Tia "Jô" Rowling merecia um voto de fé por ter escrito a coleção de livros mais importante da minha infância/adolescência, e por isso eu aguentei as 500 páginas do mesmo. 
     
Waffles e café para encarar esta leitura!
     A morte de Barry Fairbrother e a vaga deixada por ele no conselho da cidade, transformam mesmo que minimamente, a vida dos moradores de Pagford. As ambições são despertas, as intrigas e os esqueletos no armário são expostos, desde os personagens infantis até os sexagenários. A desigualdade social retratada na narrativa me pareceu um pouco superficial, porém, os personagens desse núcleo foram os que conseguiram me cativar, mesmo que minimamente. 

    O que mais senti durante a leitura, foi que que a autora queria muito mostrar que agora estava escrevendo para o público adulto, pois o livro está recheado de palavrões desnecessários, cenas de sexo detalhadas, entre outros. Talvez tenha sido problema de tradução, mas achei a escrita meio "pobre", não parece que o livro foi escrito pela "Tia Jô". 



     A história é contada através do ponto de vista de muitos personagens, o que acaba dificultando um pouco a leitura, não que entrar na mente dos personagens seja ruim, desde que eles sejam interessantes, o que não era o caso (exceto a Krystal, que chega a ser interessante até demais). Demorei algumas páginas para engrenar na leitura, só lá pela página 300 que comecei a me interessar mesmo pela história. 

     A autora de "Harry Potter", é uma das mulheres mais ricas do mundo, mas suas origens são humildes e quando saiu o primeiro volume de Harry Potter, era uma mãe solteira com muitos problemas financeiros. Também foi professora de escola pública, profissão que lhe deu grande experiência para escrever este novo trabalho.
     Apesar de não ter gostado do livro, recomendo a leitura apenas pelas 200 páginas finais, que lembram um pouco o ritmo verdadeiro da autora, o que acaba tornando o esforço válido. Acho que a autora tem futuro fora do gênero fantasia, se aprender com os erros desta obra e, eu com certeza comprarei seu próximo livro. Agora o jeito é esperar pela minissérie e torcer para que seja um pouco mais envolvente que a obra original.
Título Livro  Morte Súbita
Título Original The Casual Vacancy
Autor J. K. Rowling
Editora Nova Fronteira
Páginas 502

Escrevam o que acharam do livros nos comentários, gostaria de saber a opinião de vocês :)
Abraços,
Arie Felix


7 comentários:

  1. Ah, que pena que você não gostou muito :(

    Eu ganhei o livro em inglês no natal (só chegou ontem, mas quem liga hahaha) e estou doida pra começar a ler! Vi muita gente falando a respeito dos palavrões e cenas de sexo, e acho que o pessoal se "chocou" porque estava acostumado com a escrita mais infantil dela, ne? Em Harry Potter praticamente não temos cenas de romance ou irritação extrema... Lembro que uma vez li que ela achava que o Ron era tipo de garoto que fala palavrão o tempo todo, mas não colocou isso nos livros por causa dos leitores novinhos. Acho que se a história é para adultos, ela sentiu que poderia se soltar um pouco mais.. Vamos ver se mantenho essa opinião depois de ler :P

    Ah, Arie, respondi teu comentário lá no blog! Um beijo :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em inglês talvez seja melhor, devido a não passar pelo processo de tradução e taal :)
      E não é que o Ron parece mesmo? Talvez ele seja meu personagem preferido da série, mais até que o Harry <3

      Vou ler lá :)

      Um beijo,
      Arie Felix

      Excluir
    2. Pois é! Até agora estou gostando bastante da leitura :)

      Vou te confessar que não gosto muito do Ron não... Meus personagens favoritos são Sirius, Snape, Hermione e Lupin (não necessariamente nessa ordem hehehe)

      Beijos!

      Excluir
    3. Ai Sirius, ai ai <3
      Acho que nunca a morte de um personagem me abalou tanto :(
      Quando tu terminar de ler, me conta tudo que achouuuuuu :))))

      Um beijo,
      Arie Felix

      Excluir
  2. Ai, todas as resenhas que leio desse livro são de gente se decepcionando :( fiquei apreensiva! Huahauha
    Comecei a ler o meu esses dias (ganhem em ingles também), mas até agora estou beirando a página 20... não me decepcionei ainda (exceto pelos palavrões, é meio chocante no começo, mas depois acostuma! =) espero que eu não me decepcione tanto assim!
    E que história é essa de minissérie? Ta tudo confirmado ja?

    beijos, Arie! ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você não se decepcione tanto Manu, afinal, é sempre complicado quando esperamos demais de alguém que admiramos, né? No caso a tia Jô :(

      Algumas fontes dizem que sim, outras não, mas eu torço para que a HBO confirme looogo se vai sair ou não a minissérie, tomara que sim! :)

      Um beijo,
      Arie Felix
      omundoemaiorqueomeuquarto.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Atualizando: Cara, como você se decepcionou com o livro? eu li freneticamente, devorando as paginas, louca pra saber o final de todo mundo! Huahuahuhaua
      Fiquei só um pouco chateadinha com o final, queria ter visto um final mais "fechado" pros personagens, e com o fato de ela não ter perdido a mania de sair matando todo mundo! =P Mas de forma geral, achei muito bom, a forma como ela escreve e amarra a vida de tudo mundo. Não sei se tem muito problema com a tradução, mas de qualquer forma, estarei esperando ansiosamente todos os futuros livros dela!
      E espero que de fato haja uma minissérie... seria muito bacana!
      beijos, Arie! ;**

      http://beyondcloudnine.blogspot.com.br

      Excluir