quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Clube do livro - A hospedeira 

A batalha pelo seu mundo terminou.


Sinopse:
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

Nome: A Hospedeira.
Autora: Stephenie Meyer.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 557

Café, A hospedeira, Anel do tio Darth Vader...

     Este é o primeiro livro voltado para o público adulto da escritora Stephenie Meyer, famosa no mundo todo por ter escrito a saga Crepúsculo. Talvez seja por isso que eu tenha enrolado o máximo possível para ler A hospedeira, pois me decepcionei muito com a autora ao desenrolar da história Crepúsculo. Meu receio quanto a esta leitura era tão grande que comprei este livro no natal de 2010 e somente agora tive coragem para ler (e não me arrependo de ter esperado tanto).
     O planeta Terra foi dominado por uma raça alienígena chamada "Alma", não há mais desastres, não há fome, não há corrupção, não há maldade, o planeta está a salvo. As Almas são parasitas que precisam de um corpo hospedeiro e é assim que eles dominaram o mundo, entrando no corpo dos humanos. Os humanos que não foram capturados pelas Almas, vivem escondidos e são conhecidos como "resistência", embora não pareça existir muitos "rebeldes". 
     Visto pelos humanos, as Almas são chamadas de lacraias, devido a sua semelhança com este animal. As Almas são puras, não aceitam e não entendem a maldade e a necessidade de violência que parece habitar dentro dos humanos. Peregrina é uma "lacraia" que já viveu em 9 planetas e em diferentes espécies de hospedeiros (plantas, aranhas, etc), que é designada a "invadir" o corpo de Melanie, uma das últimas humanas que sobrou na Terra, para colher informações sobre "a resistência humana". O que Peregrina não contava é com o fato de Melanie não querer abandonar o seu corpo, passando duas consciências habitarem o mesmo corpo, partilhando os mesmos sentimentos.


     Confesso que só comecei a gostar mesmo da história após as cem primeiras páginas até aí é só enrolação, quando o rumo da história começa a se definir. Peregrina/Mel conseguiram me cativar logo nas primeiras páginas, a diferença entre humanos e Almas fica muito mais fácil de se entender através dos conflitos que ambas sofrem por dividirem o mesmo corpo, enquanto uma quer agir de um jeito, outro quer de outro.
     Eu, particularmente, acho Stephenie Meyer um pouco medrosa no seu modo de contar histórias, e muito senti isso ao ler este livro. Poderia acontecer diversas coisas na história, porém Stephenie só ameaça e não vai adiante, então ficamos com uma leitura superficial. Li todo o livro imaginando mil coisas que poderiam acontecer através dos indícios que Stephenie dava e acabei ficando só na expectativa mesmo. Me senti assim ao ler Amanhacer onde eu esperava um banho de sangue, então acho que é mesmo uma cateterística da autora.
     Se não fosse essa tensão da espera de algo emocionante acontecer até a vilã deixa a desejar, poderia dizer que o livro me surpreendeu. Preciso enfatizar que a história é muito boa, só não é bem contada, infelizmente. Tudo poderia ser mais bem explorado, principalmente a antagonista da história, a Buscadora. Mesmo sem aparecer muito, titia Stephenie poderia tocar o terror psicológico em seus leitores, fazendo tudo ter mais ritmo.


     Gostei muito do sistema de nomenclatura dos capítulos, pois assim eu já sabia o que esperar das próximas páginas. E viva o toscoshop da minha montagem!
     Algo que é muito válido nesta história são os valores cultuados pelas Almas que deveriam pertencer aos humanos também. A leitura em si é uma grande crítica ao nosso comportamento perante os nossos iguais e o modo desenfreado da ambição e da ganância humana que está prejudicando nosso planeta. Peregrina nos mostra um lado de nós mesmos que procuramos fingir não ver.
     O que me motivou a ler A hospedeira é a proximidade da data de lançamento da adaptação do livro para o cinema, estou realmente ansiosa para essa estréia! O filme tem previsão de estréia para março de 2013, o jeito agora é acompanhar as novidades na internet e ficar aguardando ansiosamente :)

Link para o trailler oficial do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=chbeTnyaqn0


Espero que todos tenham gostado da dica, o livro é bem fácil de se encontrar e ele costuma estar no valor de R$: 9,90 nas grandes livrarias.

Abraços,
Arie Felix



5 comentários:

  1. Parece ser bom, é uma história interessante porque a maioria das pessoas não escreve sobre aliegenígenas ou algo do tipo. E o bom é que é barato né? haha
    beijo

    http://empacotados.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Bonito", bom e barato :PP

      Exatamente por se tratar de aliens que super me chamou a atenção :)

      Volte sempre Camila! :)

      Excluir
  2. Verei, com certeza!

    Eu gostei desse livro. 38420202x mais do que a coleção do Crepúsculo.

    A Peg é mega fofa. Só achei o Ian um pouco menos carismático do que deveria para o papel de par da personagem principal.
    Todo o tempo eu tinha uma vã esperança de que ela ia ficar com o Jared, que é muito mais macho que o Ian, sem dúvidas.

    Mas concordo contigo, a escritora dá mil brechas pra desfechos muito mais emocionantes e acaba não aproveitando nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Opa, o "verei, com certeza!" era pro post do filme dA Hospedeira, hehe

    Eu tava postando lá, mas como ia dar spoiler resolvi comentar minhas impressões aqui e só copiei e colei.

    ResponderExcluir
  4. Eu também gostei muito mais desse livro do que da saga Crepúsculo, mil vezes mais bacana <3

    Eu me apaixonei pelo Ian logo de cara e achei o Jared um pé no saco, mas no fim acabei gostando haha

    Essa falta de coragem da Stephenie Meyer acaba me brochando totalmente, tenho medo quanto às próximas obras dela :/

    Volte sempre Julia :)

    ResponderExcluir